Sobre Tatiana Aoki


Iniciou-se no mundo da escrita aos 7 anos, quando ganhou um diário de aniversário. Desde então, sempre adquire um diário para o ano. Sua curiosidade pelo jornalismo se deu aos 11 anos, quando ganhou uma máquina fotográfica em um concurso de quem fazia (literalmente, com recortes de revistas e textos) o melhor jornal para um shopping de São Paulo.

Aos 16 anos, iniciou a carreira jornalística ao integrar a Galera CAPRICHO, grupo de 10 adolescentes, selecionados entre 3600 inscritos, que ajudava a fazer a revista CAPRICHO. Certo dia, tomou coragem e pediu para estagiar na publicação e, assim, foi ao Fórum Social Mundial, cobriu shows, eventos, editoriais de moda e beleza (como assistente e personagem).

Ingressou na UNESP em Comunicação Social aos 17 anos e, aos 22, foi parar no Japão como correspondente internacional pela Japan-Brasil Communications e mobile content na Cybozu. Neste, começou a trabalhar com conteúdo para celular e redes sociais.

O interesse pelo tema da saúde/internet/natureza se iniciou no Japão, quando percebeu uma relação diferente dos japoneses com a tecnologia e com a natureza – um aparente paradoxo para os ocidentais, mas algo absolutamente harmonioso para os orientais.

Em 2009, ao voltar para o Brasil, começou a trabalhar com saúde, dieta e nutrição para o reality show da Lucilia Diniz, na Rede TV!. Também produzia suas colunas em publicações da Abril – CONTIGO!, BOA FORMA, MENS HEALTH – bem como Radio Globo, site Goodlight e revista da Drogaria Iguatemi. A atuação foi decisiva para escolher o tema do mestrado: alimentação.

Desde 2010, iniciou dedicação às mídias sociais na Abril, passando por CAPRICHO, MTV, MdeMulher, Movimento Habla (Abril Mídia). Em 2011, iniciou o mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo (USP), cujo tema da pesquisa é fornecer diretrizes para melhorar a abordagem da alimentação.

Em 2014 é Mestre em Ciências da Comunicação pela USP e diretora de mídias sociais da Aoki Media, que atua na área de softwares, estratégia, conteúdo e treinamento em redes sociais.

Para aguentar a vida paulistana, faz yoga e medita diariamente. Também pedala e caminha. Um de seus hobbys é frequentar bibliotecas e estudar japonês.

É natureba, mas curte música eletrônica e adora, simplesmente adora, ir a shows ao vivo e viajar. Pra qualquer lugar, e sempre.

Quer conversar?

Facebook

@tatiaoki